Toreador

Não é difícil perceber a razão pela qual se insere, aqui, uma das mais famosas árias do panorama operático --- https://www.youtube.com/watch?v=fOxDzDyLEMQ

domingo, 23 de março de 2014

NAPOLEÃO, O JUIZ


«... Napoleón ha sido la Francia hecha hombre para propagar la idea revolucionaria.» (1) 
O Juiz, a que aludo, não é esse Napoleão. Realizar o que Bonaparte levou a cabo, não está ao alcance do primeiro que resolve puxar a marrafa para a testa. Toda a obra requer arte. Mesmo quando vem trazer a desgraça aos povos, como foi no caso do Tigre da Córsega e que não é o que se passa com o Napoleão, de que trato, a quem falta talento e dimensão. Este, e outros da sua igualha, não deixam obra atrás deles: o mais que vão fazendo, enquanto vivem, são garatujas.
Já disse que o "herói" deste conto não é Napoleão, o guerreiro que assolou a Europa. Mas é Juiz! Será que isso chega para abonar alguma qualidade? Num tempo em que andam, por aí, uns que se enfeitam com esse título, outrora respeitabilíssimo, e que, por pouco, não ascendiam a essa posição através de fraude, temo sinceramente que a resposta a dar só possa ser negativa.
 

Ex.mo Sr. Juiz-Presidente do Tribunal Judicial de X 

M.mo Juiz

As meias, que enviei à M.ma Juíza Dr.ª N. (uma das quais tinha outra destinatária), foram declaradas perdidas a favor do Estado. E ainda se teima em censurar-me por alegar que, no meio da iniquidade, é com frequência que arranjo modo de sacar algo do que parece vir contra mim. Daqui não há saída: ou eu era absolvido e ficava com as meias; ou sofria uma condenação e dizia-lhes adeus. Que mais podia eu ambicionar do que ofertar aquele lindo par ao Estado, esse ente de bem, sempre tão escrupuloso com a fazenda de cada contribuinte?

Mas se é grande a minha satisfação pelo desfecho das meias, assim estou inquieto pela sorte que levou a tenda de campismo, lançada no parque das traseiras desse Tribunal. E acima disto, preocupa-me não saber se a bomba foi desactivada sem perigo.

Com os meus respeitosos cumprimentos,
 

Joaquim Maria Cymbron
 
 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________

1.      Donoso Cortés --- Discurso sobre la dictadura.

 

 JMC