Toreador

Não é difícil perceber a razão pela qual se insere, aqui, uma das mais famosas árias do panorama operático --- https://www.youtube.com/watch?v=fOxDzDyLEMQ

quarta-feira, 3 de julho de 2019

COMARCA XYZ - UM TRONO DOURADO DA MAÇONARIA


Contrariamente ao meu costume, não acrescento outros sinais de identificação. Quem aqui é visado sente perfeitamente que é o destinatário das palavras que seguem.

**************************

Até à data, de toda a falange que empesta aquela comarca, foi o mais nefasto para mim: pior que isso, é inegavelmente o mais perigoso da horda, na sua categoria. As razões do que afirmo estão no que parece ser um amplo e apreciável conhecimento da ciência jurídica, servido por belíssima capacidade intelectual.

Porque hão-de estes dotes fazer dele o mais perigoso de uma horda que, já antes do seu aparecimento em cena, dizimava como é prática de todas as hordas? Não é difícil a resposta: se ele fosse mediano poderia, quando muito, incomodar quem tivesse a desgraça de o sofrer; sendo, como é, de craveira superior, o caso muda de figura para todos aqueles que estiverem  ao alcance da sua índole perversa.

Teve, por certo, educação primorosa e muito completa. Cresceu num ambiente requintado. E as suas relações particulares, essas cultiva-as nas mais elevadas classes da sociedade civil. Não esconde um certo orgulho que isso lhe traz. Nenhum mal se encontra aí, se não fora que o sangue nem sempre transmite o que leva de bom, e frequentemente deixa, como legado, o pior que tem. 

Sonha sentar-se num projectado tribunal superior a instalar nas paragens onde agora se encontra. Tem vontade de colher uma velha herança de família. Enquanto ficar pelo sonho, podemos dormir descansados. Mau é se acordamos e damos com ele por lá.

Das teias, em que está preso, não consegue evadir-se. E ele, como outros, esquecem que, nesses escuros conventículos, nem tudo é tão secreto como imaginam. Por vezes, o Diabo é como o gato escondido com rabo de fora!

Joaquim Maria Cymbron

Sem comentários: